Como Comprar o Instrumento Musical Ideal (Guitarra, Violão, Teclado)

 

Todo mundo na adolescência teve vontade de montar uma banda. Além disso, tem aquela turma que acompanha os colegas músicos, tem vontade de tocar algo e nunca tomou iniciativa. Mas para começar a dominar uma guitarra, violão ou teclado não precisa ter uma idade específica.

É preciso observar algumas dicas na hora de adquirir seu primeiro instrumento musical

  • Guitarra: o mais importante antes de comprar a primeira é importante saber qual o estilo musical que vai tocar e qual seu objetivo: fazer solos, compor, tocar canções dos seus ídolos, etc. Coloque na cabeça que a sua primeira guitarra, como será de um preço mais em conta, terá qualidade inferior que a de seu músico preferido. Observe no seu instrumento se o braço não está empenado e os trastes desnivelados. O visual conta muito na hora de comprar, mas lembre-se da funcionalidade do instrumento e seu conforto. Confira se o som das cordas está normal (se estiver alto demais é sinal de problemas) e toque ela na loja para garantir. Teste todos os potenciômetros e chaves. Por ser a primeira guitarra, procure uma de 24 trastes e, ao comprar, esteja acompanhado de alguém que entenda de música e do instrumento.
  • Violão: este sim é o instrumento que quase todo mundo sabe tocar e, que até quem não sabe, quer ter um em casa. De preferência, compre o primeiro violão com cordas de nylon, que são mais fáceis para tocar e aprender novidades. O modelo clássico é aquele de madeira, que pode ser encontrado marrom ou na cor preta. O violão elétrico é mais utilizado na música sertaneja, mas, seu som sendo mais encorpado também é bom para o blues e acústicos; para quem está aprendendo, este modelo exige maior dedicação. O jumbo é o modelo mais procurado por profissionais por ter o timbre mais belo, deixando os solos mais envolventes. Independente do seu objetivo observe bem se o mais barato compensa. Às vezes não adianta pagar menos de R$ 100 em um violão e não conseguir usá-lo em suas aulas.
  • Teclado: chegamos ao instrumento mais delicado na hora de comprar. O primeiro teclado deve ter, impreterivelmente, um som de piano de qualidade e com acompanhamento automático. São duas características que vão ajudar bastante quem está começando. Observe se o modelo que está comprando permite trabalhar dois sons ao mesmo tempo, pois a maioria das músicas possui isso. Alguns teclados também têm teclas sensitivas, que respondem a intensidade do toque, ou seja, sai o som mais alto se pressionado com mais força e por mais tempo. Todas as marcas disponíveis no mercado são boas, mas observe os termos de garantia e assistência técnica.