Uma Breve História do Funk E Suas Influências no Brasil

como surgiu o funk

FunkCom origem na década de 60, o funk é um gênero musical muito popular no Brasil.

Ele nasceu de músicos afro-americanos que misturavam o soul, o R&B e o jazz, criando uma forma de música mais dançante e com muito ritmo.

Com isso, é tirada a ênfase da harmonia e melodia, trazendo uma espécie de groove rítmico com muita bateria de fundo e um baixo elétrico.

As músicas do estilo funk normalmente são baseadas em apenas um único acorde, o que as distingue de músicas do estilo R&B.

Elas são reconhecidas por batidas que são repetitivas e possuem uma percussão muito marcante e um ritmo que leva as pessoas a sentirem vontade de dançar.

Depois de sua origem em meados dos anos 70, o funk sofreu influências de diversos músicos de jazz.

Já nos anos 80 ele se dividiu em vários subgêneros, e entre seus derivados estão o rap, o break e o hip hop, que ganharam força nos Estados Unidos com as bandas Soulsonic e Sugarhill Gang.

No final dessa mesma década surgiu o house music, que tinha como característica a mistura do funk tradicional com os efeitos sonoros eletrônicos e os samplers.

No Brasil, o derivado mais presente é o funk carioca

Com influências do Miami Brass – ritmo originário da Flórida – as letras de músicas de funk são mais erotizadas e os ritmos e as batidas são mais rápidos.

Apenas no ano de 1989 é que o ritmo começou a ganhar destaque e ser temas de vários bailes e shows.

No começo, as letras do funk carioca falavam sobre a vida nas favelas, armas e drogas, e mais tarde ganharam uma temática mais voltada para o lado sexual e de duplo sentido.

Atualmente o funk é bastante popular no Brasil inteiro e já chegou a ser a sensação do verão europeu no ano de 2005.