Como Organizar uma PlayList de Músicas no Computador

Uma biblioteca organizada é aquela que possui os títulos das musicas, artistas, número da faixa, capa do álbum e demais dados referentes a música de maneira completa verídica.

Esta organização deve ser tanto nas pastas onde os arquivos são localizados quanto nas tags. É possível fazer isso manualmente ou automaticamente. Leia abaixo.

O que preciso para criar uma biblioteca?

Você deve possuir um player da categoria Jukebox, ou seja, um programa que consiga ler informações adicionais contidas nas musicas (chamadas tags), como gênero, álbum, ano, capa do álbum, etc…, exemplo de programas são:

  • Itunes (Windows, Mac)
  • Winamp (Windows)
  • Windows Media Player (Windows)
  • Rhythmbox (Linux)
  • Banshe (Linux)
  • Amrok (Linux)

Como Organizar as músicas?

Você pode organizar as musicas manualmente ou automaticamente.

Manualmente:
Você baixa da internet as capas e digita as tags direto no seu player. Há softwares em todos os sistemas operacionais que possui editores avançados de arquivos em massa, como mp3tageditor, Picard etc…

Automaticamente:
Hoje há no mercado programas que fazem isso automaticamente para você. Vou citar alguns mais relevantes:

– Winamp: Plataforma Windows, possui recurso chamado Auto-tag que procura na internet as tags, ao final da pesquisa o programa da sugestões quanto ao grau de confiabilidade das tags relacionadas. Ele não pesquisa a arte da capa do álbum. Auto-tag é Recurso Gratuito.

– Iartwork: Procura capas na internet, é pra Windows.

– TuneUp Media: Plataforma Windows e Mac, é um plugin para Itunes ou Windows Media Player, procura tags e capas de álbuns na internet.

Faz tudo automático, é realmente um excelente plugin, possui interface gráfica agradável, dá sugestões das musicas que faltam para completar o álbum, e se vc tiver conta na itunes store pode comprar a musica com alguns cliques. Programa gratuito para passa primeiras 100 músicas, Com 29 dólares você compra licença vitalícia.

Lista de Músicas que falam de Amor (impossível, não correspondido, entre amigos e próprio)

OBS: A licença é ativada e liberada pelo MAC da placa mãe, portanto não tente usa-la em outros Pcs, pois podem bloquea-la por possível tentativa de pirataria.Jakoz: Plataforma Linux, procura apenas as tags na internet, possui também outros recursos avançados para edição de tags, programa escrito em java. O programa é eficiente porem demora bastante tempo para fazer a busca online.

– Banshee: Player para Linux, baixa e coloca capa dos álbuns enquanto você escuta a musica (Se o álbum estiver com o nome correto).

– Google Imagens: Caso não ache a capa, nada como o bom e velho google.

E os arquivos e pastas?

Normalmente os próprios players possuem em suas configurações opção para “manter a biblioteca organizada”, ou seja, ele organiza as pastas e os arquivos de acordo com as tags.

Alguns programas ainda dão a possibilidade de escolher a maneira com que será criado as pastas, exemplo:
Gênero > Artista > Álbum > Musica
Artista > Álbum > Musica (Padrão)
Gênero > Musica
Entre outros…

Como eles conseguem adivinhas a musica? Mesmo se minha musica for track01.mp3?

Sim, eles pegam a frequência, comprimento de onda, e demais dados da musica do seu pc e comparam os dados das musicas que estão a venda hoje no mercado online.

Cada programa é aliado a alguma(s) empresa(s) como Amazon, musicbrainz, lasfm etc…

Você pode gostar...

Deixe uma resposta